Este blog é postado em ordem cronológica. Os textos mais recentes encontram-se na parte mais baixa da página.

Ver postagens mais recentes, clique AQUI.

As viagens

Ah! Como as palavras fluem nos seus pensamentos, como ficam arranjadas de forma tão coerente em tudo que escreve; falo de Eduardo Galeano, um dos meus escritores preferidos, ele viajou muito pelo mundo afora.
Gostaria de ir além das minhas fronteiras, conhecer pessoas e fatos que fogem do comum, colecionar conhecimentos e arrumá-los nas prateleiras de minha memória e, quem sabe algum dia, colocar na ponta do meu lápis e desfrutar dessa magia que é escrever.
O meu Mundo externo é pequeno, as viagens que faço são para dentro de mim e conheço pessoas e lugares que não são comuns; meus pensamentos voam tentando captar alguma ideia capaz de traduzir os meus sentimentos e sensações plenas para realmente estar aonde nunca fui. Criar personagens e dar-lhes vida é para mim uma satisfação. Viver no passado, presente ou futuro, cabe bem na minha imaginação; mas quando pego o meu lápis a realidade me acorda e vejo que tudo que eu preciso está bem aqui na minha memória, nas coisas vividas, no olhar do outro, no coração ferido, já cicatrizado e agora muito feliz. Então, mãos à obra ou melhor dizendo, lápis à obra.
Achei por muito tempo que teria que viajar, conhecer o mundo para escrever, mas nada melhor que a experiência de vida para provar que cada um tem o seu próprio mundo (não que eu não queira viajar; conhecer as Ilhas Gregas, nadar no mediterrâneo e dançar sob a lua nas noites da Grécia, ainda é um sonho a se realizar).
Como já disse antes, eu queria ser bailarina, expor as emoções através da expressão do meu corpo. Aprendi também que para dançar não preciso necessariamente ser uma bailarina. Uso a dança para relaxar, danço arrumando a casa, danço para expressar alegria, raiva, prazer e também a uso para exorcizar as frustrações de um dia caótico.
Hoje as pessoas que se agregaram e agregam a mim, no meu tour diário, me permitem ir com elas a lugares que nem eles mesmos conheciam, descobrimos juntos fatos importantes que nos fazem conhecer o caminho de volta, sim, porque as vezes nos perdemos nos labirintos criados pelo inconsciente, mas já que estamos juntos nessa viajem, encontramos um farol que nos ensina a voltar. Todos os dias me preparo para novas viagens; caminhos desgastados pelos medos e culpas, mas durante a viagem, eles vão se transformando em caminhos seguros e bons de se caminhar, novos hábitos, culturas diferentes, bagagens tão diversas, nem dando a volta ao mundo, eu conseguiria todas essas lembranças que só no coração posso guardar. Tem viagens a dois e viagens de grupos. Os grupos me levam a tantos lugares ao mesmo tempo; é preciso ter jogo de cintura para caminharmos juntos, uns preocupados com o passado, outros com o presente e outros com o futuro, mas juntos passeamos pelo passado e resgatamos coisas perdidas, refazemos o caminho chegando no presente com as bagagens mais arrumadas e nos preparamos para o futuro. Já organizado o passado, aprendemos a caminhar no presente e o futuro é um lugar que não mais nos assusta; e no fim da viagem, nós nos abraçamos felizes; às vezes nem acreditamos que juntos a fomos a tantos lugares, observamos e aprendemos que na verdade cada um, apesar de junto, adquire experiências individuais mas todos perderam o medo de viajar; lágrimas na hora de cada um voltar para a sua vida são como souvenires, deixamos saudades e lembranças, que guardaremos nas nossas caixinhas de recordações.
Hoje é sábado, final de semana, é dia de descansar! Mas nem só de descanso se vive um fim de semana. Tenho os meus afazeres domésticos que são necessários, estando motivada ou não, e fazendo outros que me são prazerosos e que me permitem “recarregar as baterias”. Já com as malas arrumadas, na segunda vou viajar; para onde não sei. Certamente a mais lugares exóticos, interessantes, com os mesmos passageiros ou não, mas sempre bem acompanhada e tenham a certeza de que as minhas viagens, por mim, não vão parar, só quando por aqui não mais voltar. Irei feliz – Cumpri o meu papel e realizei o meu sonho de viajar.

Neusa A. Mendes



Caminho dentro de mim, descubro possibilidades, que me levam para guerra ou para a paz. Então me arrisco a ir no meu lugar preferido, os meus sonhos de menina, lá eu sempre era a rainha e promovia a alegria. A ordem do dia era sonhar. O mar. . . estava sempre aonde eu queria.

Neusa A. Mendes


VER POSTAGENS MAIS RECENTES, CLIQUE AQUI.

¨¨¨